Santander Escolhas

Caricaturas de Amália em exposição no Alameda

Caricaturas de Amália em exposição no Alameda

É já a partir desta quinta-feira, 3 de outubro, que dezenas de caricaturas sobre Amália Rodrigues vão estar patentes na Galeria Art Spot do centro comercial Alameda, no Porto.

Os desenhos fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), e que tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira e Cristiano Ronaldo, entre outras.

Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países. Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egipto, Espanha, Finlândia Índia, Irão, Itália, México, Perú, Polónia, Portugal, Roménia, e Turquia são os países representados na mostra, adianta o MNI. O primeiro prémio foi conquistado pelo artista português António Santos-Santiagu, o segundo por Matias Montedoro (Espanha) e o terceiro por Aurélio Mesquita (Portugal).

“Uma boa parte dos desenhos relevam o aparelho vocal da diva do fado e expressam uma multiplicidade de características da cantora, cujo centenário do nascimento se celebra em 2020”, refere o museu.

A exposição tem a curadoria do diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos, e ficará patente no “Art Spot”, no Piso 3 do Alameda Shop & Spot, até 31 de outubro.

Recorde-se que esta iniciativa surge no âmbito do protocolo celebrado entre as duas instituições que contemplou a criação do espaço “Art Spot”, para um ciclo de doze exposições do PortoCartoon.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal