Este será um Carnaval diferente, sentido de forma, muito particular, em Macedo de Cavaleiros, que tem aquele que é considerado “o mais genuíno” de Portugal.
Na impossibilidade de saírem à rua, os Caretos de Podence vão celebrar a festividade, entre 14 e 16 de fevereiro, em moldes diferentes.
De acordo com informação avançada pela Associação dos Caretos de Podence, estes celebrarão o Entrudo Chocalheiro nas varandas e com a “queima” simbólica do coronavírus.
Agendado para domingo, 14 de fevereiro, às 16h00, o Entrudo Chocalheiro será realizado com “os caretos à varanda”, que chegarão a casa de todos os portugueses através dos órgãos de comunicação social. “As varandas da aldeia de Podence estarão com os seus trajes engalanados e também os Caretos a saltitar, num ato simbólico de assinalar uma tradição ancestral de Portugal e do Mundo”.
Para o dia seguinte, segunda-feira, estão previstas “manifestações culturais de carnaval e mascaradas de outras zonas do mundo”, como Bélgica, Grécia, França, Colômbia, Brasil e Espanha. A iniciativa resulta de uma parceria entre o município de Macedo de Cavaleiros, a Associação Grupo de Caretos de Podence, o COLAB MORE – Montanhas de Investigação e a Fundação INATEL e decorrerá online.
Já na terça-feira de Carnaval, 16 de fevereiro, os Caretos de Podence estarão novamente à janela (17h30) e no final do dia realizarão um momento simbólico, a emblemática queima do Entrudo, conhecida por “queimar o que é de mau”, e que, este ano, será dedicada à queima do coronavírus.
Recorde-se que todas as cerimónias serão realizadas sem a ausência de público.