O candidato independente à Câmara do Porto Nuno Cardoso anunciou esta terça-feira que pretende transformar o quartel de Santo Ovídio numa “praça maior” do Porto, sublinhando que este pode mesmo ser “o motor da reativação da cidade”. O projeto idealizado pelo ex-autarca inclui a criação de um “Urban Center” no quartel de Santo Ovídio, onde esteve alojado o comando e quartel-general da Região Militar do Norte, e a sua ligação à Praça da República e ao Largo da Lapa.
Para o independente, esta “praça maior, que está feita, pode ser um grande motor” da cidade que pretende “reativar”, tarefa na qual afirma ter como “aliado” o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco. “Temos um aliado fantástico que é o ministro da Defesa, que é do Porto, e que naturalmente compreenderá a importância deste projeto”, frisou. Com um “Urban Center” ligado à Lapa e à Praça da República, Cardoso pretende “criar uma nova centralidade”, que vai permitir à população ter um local “de convívio, de debate de ideias”. “Não queremos uma reabilitação a 12 anos, queremos reabilitação já e rápida e, portanto, temos de mobilizar todas as energias e concentrá-las em focos específicos, que são as praças”, sustentou.
Cardoso quer uma “praça maior” no quartel da Praça da República
O projeto integra a criação de um “Urban Center” no quartel de Santo Ovídio, onde esteve alojado o comando e quartel-general da Região Militar do Norte, e a sua ligação à Praça da República e ao Largo da Lapa.