PUB
Junta da Galiza

Capital Europeia da Cultura gerou 85ME para o PIB português

Capital Europeia da Cultura gerou 85ME para o PIB português

De acordo com os dados apresentados, o contributo da iniciativa cultural para o PIB português foi de cerca de 85 milhões de euros, sendo que a despesa adicional estimada associada ao turismo foi de 12,36 milhões. Em termos de emprego, a Capital Europeia da Cultura gerou 2.100 empregos (de duração anual equivalente).
Em comunicado, a CEC 2012 informou que, “ao nível das contas públicas, tendo presente a contribuição nacional para as despesas realizadas, e considerando os impactos sobre a fiscalidade direta (IRS e IRC), o IVA resultante das despesas iniciais e os impactos sobre as contribuições para a Segurança Social, Guimarães 2012 teve um resultado global positivo superior a 3,6 milhões de euros”. Para o referido valor “foram utilizadas as receitas fiscais geradas pelo evento (30.796.543 euros) e a soma da contribuição nacional no investimento em infraestruturas – promovido pela Câmara Municipal de Guimarães – e das despesas efetuadas pela Fundação Cidade de Guimarães – suportadas por recursos públicos nacionais – que ascendeu a 27.136.802 euros”.
Em relação ao turismo, o ano de 2012 ficou marcado por um forte crescimento da procura, com mais 107% de visitantes a recorrerem aos postos de turismo relativamente à média dos três anos anteriores. O estudo da Universidade do Minho indicou ainda que o Museu Alberto Sampaio e o Paço dos Duques receberam mais de 500 mil visitas, “o que representa um crescimento superior a 60% face à média dos três anos anteriores, contrariando a tendência geral observada nos museus e palácios sob alçada do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), que, em 2012, viram o número médio de visitantes diminuir em cerca de 3,1%, face ao ano anterior”. De salientar ainda que “o número de dormidas em hotel aumentou em 43% face ao ano de 2011, com as taxas de ocupação por quarto a crescerem até 34%”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem