PUB
Recheio 2024 Institucional

Capela do Cemitério do Prado do Repouso alvo de nova intervenção

Capela do Cemitério do Prado do Repouso alvo de nova intervenção

A Câmara Municipal do Porto avançou, esta semana, com novas obras de reabilitação e restauro da Capela do Cemitério do Prado do Repouso, na freguesia do Bonfim.

Depois da intervenção, em 2018, que contemplou o tratamento e a pintura das fachadas, a reparação de caixilharias, a recuperação do pavimento interior e o restauro de artes decorativas (gessos e estuques), no valor de 145.985,00€, os trabalhos visam agora “devolver a abóbada ao seu estado inicial, mais concretamente através do reforço estrutural da cobertura da capela e do tratamento das fissuras existentes”, adianta o município.

A obra em causa está a ser assegurada pela empresa municipal de Gestão e Obras do Porto – GO Porto e representa um investimento de cerca de 94 mil euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Capela do Prado do Repouso começou a ser construída no início do século XX, altura em que teria a designação de igreja de S. Vítor. No entanto, como explica a página da Junta de Freguesia do Bonfim, com o regulamento de 1835, que proibia os enterros dentro das igrejas, em valas coletivas e cemitérios particulares, deu-se a necessidade de se construir em 1839, o cemitério do Prado do Repouso.

“A inacabada igreja de S. Vítor ficou nos terrenos destinados ao cemitério público, tendo sido equacionada a sua demolição. No entanto, o projeto de uma capela mortuária de raiz nunca chegou a ser realizado e a capela acabou por permanecer”, lê-se ainda, adiantando que a primeira pedra foi benzida, dezembro de 1839, pelo bispo D. Frei Manuel de Santa Inês.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem