PUB
Recheio 2024 Profissional

“Cantinho do Estudo” já apoiou 179 alunos de Gaia

“Cantinho do Estudo” já apoiou 179 alunos de Gaia

O projeto “Cantinho do Estudo”, que visa melhorar as condições de alojamento e estudo nas habitações dos alunos mais carenciados, já beneficiou 179 alunos de 25 escolas de Vila Nova de Gaia.

Implementado, de forma piloto, em 2018, em Canidelo e depois em Avintes, o projeto “Cantinho do Estudo” está atualmente disperso por todo o concelho, tendo já apoiado 179 alunos de 25 escolas (12 agrupamentos) de Vila Nova de Gaia.

No total, nos três anos letivos, o projeto criou 135 espaços de estudo e disponibilizou 65 computadores a alunos dos 2º, 3º, 4º e 6º anos de escolaridade.

Dados avançados pela autarquia revelam que, no último ano letivo (2020/21), 95% dos alunos abrangidos pelo projeto transitaram de ano, 84% reduziram o número de avaliações negativas face ao ano anterior, 98% consideraram o acompanhamento significativo para o seu sucesso escolar e 84% das famílias classificaram a intervenção do “Cantinho do Estudo” como muito positiva.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além de melhorar as condições de alojamento e estudo nas habitações dos alunos mais carenciados, o projeto pretende ainda criar um conjunto de memórias positivas em infâncias difíceis, com a colocação de um móvel e a criação de condições dignas para a realização em casa das suas tarefas enquanto estudantes.

Em muitos casos, a intervenção pode incluir melhorias do edificado, nomeadamente da cobertura, paredes e caixilharia de portas e janelas do quarto ou espaço de estudo.

O projeto “Cantinho do Estudo” é desenvolvido em parceria entre a Fundação Manuel António da Mota, a Câmara Municipal de Gaia e as juntas de freguesia.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem