Sabor do mês PD - peixe

Candidaturas ao ensino superior arrancam esta segunda-feira

Candidaturas ao ensino superior arrancam esta segunda-feira

Arrancam esta segunda-feira, dia 25, as candidaturas à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, processo que decorre até dia 8 de agosto.

No total, são 54.361 vagas, o que representa um aumento de 2.6% relativamente a 2021. O número de vagas disponíveis inclui 53.640 destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas a concursos realizados diretamente nas instituições de ensino superior, para frequentar os cursos de cinema, teatro, dança ou música.

Em 2021 o número de alunos colocados atingiu recordes, apesar de ficarem por preencher 8% das vagas. Mesmo tendo esse fator em conta, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior voltou a aumentar as vagas através da criação de 22 cursos novos nas áreas “STEAM” (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que são apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

No total, essas licenciaturas representam 642 vagas, a maioria das quais em Lisboa e Porto, havendo também outros 35 novos cursos direcionados para a formação noutras áreas, como Turismo, Gestão ou Saúde, que totalizam mais 1.045 vagas.

Os cursos de Educação Básica têm também este ano um reforço adicional, com um aumento de 56 vagas, de 799 para 855, que pretendem responder à necessidade de formação de professores.

A Universidade da Beira Interior tem mais 5 vagas para o curso de Medicina, sendo esta uma área na qual as faculdades não têm aproveitado a possibilidade, conferida por despacho, para abrirem portas a mais alunos.

As candidaturas à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público devem ser submetidas no portal online da Direção-Geral do Ensino Superior até 8 de agosto. Os resultados são conhecidos a 11 de setembro.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes