PUB
Recheio 2024 Institucional

Candidatura das Caves do Vinho do Porto à UNESCO apoiada pelo governo

Candidatura das Caves do Vinho do Porto à UNESCO apoiada pelo governo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal, afirmou esta quinta-feira que o Governo vai apoiar a candidatura das Caves do Vinho do Porto a Património da Humanidade.

“Vamos apoiar esta candidatura porque vai ser benéfica para a região e para o país”, disse a governante.
A equipa que irá preparar a apresentação da candidatura, que pretende incluir o centro histórico de Gaia ocupado pelas Caves de Vinho do Porto, já foi constituída, estando já concluído o estudo de ordenamento do território naquele espaço.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, também já se mostrou disponível a ajudar Gaia no processo de candidatura.
Isabel Botelho Leal realçou que esta candidatura vai ser “boa” para promover, ainda mais, o país e a região lá fora, numa altura em que o número de turistas tem aumentado “exponencialmente”.
No entanto, aquando do anúncio da candidatura, a diretora da Associação de Empresas do Vinho do Porto (AEVP) assumiu temer as restrições causadas por uma eventual classificação pela Unesco das caves em Gaia que, frisou, “não são um museu vivo”, mas uma indústria.
Isabel Marrana alertou contudo que “a candidatura terá de ser cuidada e em parceria” com a AEVP, destacando que “as caves estão legalmente situadas” naquele local, tal como “um conjunto de camiões a circularem e linhas de engarrafamento”.
A candidatura está a ser preparada desde 2003, tendo em janeiro desse ano a direção da AEVP reunido com o então presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, para discutir a candidatura a Património Mundial das caves, proposta pela autarquia.
Em 2006, o Governo socialista da altura apoiou a candidatura das Caves do Vinho do Porto a Património Mundial da Humanidade. A então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, considerou que o projeto tinha condições para ser aceite pela UNESCO.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem