Philips

Cancro da mama: CUF disponibiliza avaliações gratuitas em unidades de Norte a Sul do país

Cancro da mama: CUF disponibiliza avaliações gratuitas em unidades de Norte a Sul do país

“Avalie o seu risco de Cancro da Mama”. É este o mote para a campanha de diagnóstico precoce que a CUF Oncologia assinala durante o mês de outubro, em nove unidades de Norte a Sul do país, com especialistas em cancro da mama. 

Dirigidas a mulheres com mais de 35 anos que “ainda não têm sintomas ou alterações”, as avaliações, de carácter gratuito, vão ajudar “a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar para o prevenir”. “No caso de ser homem, as avaliações gratuitas também estão disponíveis desde que tenha suspeita de alguma alteração mamária significativa”, destaca a CUF. 

Num comunicado enviado às redações, a unidade de saúde explica que as taxas de sobrevivência ao cancro da mama são bastante elevadas, mas que continua a registar-se uma elevada taxa de mortalidade quando diagnosticado tardiamente, motivo pelo qual Luís Mestre, coordenador da Unidade da Mama numa das clínicas CUF, recomenda que a mulher esteja atenta ao seu corpo e a alterações na mama.  

“O aparecimento de algum nódulo, um mamilo retraído ou um corrimento mamilar com sangue, entre outros sinais. Deve perceber, também, o seu risco de vir a desenvolver cancro da mama, nomeadamente os seus hábitos de vida ou a sua história familiar. Uma consulta com um especialista em patologia mamária pode ajudar a mulher a perceber o seu risco e que estratégias adotar para tentar minimizar esse risco, além da possibilidade de um diagnóstico precoce”, aponta. 

“Não adiar o diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento”, reforça Noémia Afonso, coordenadora da Unidade da Mama do Hospital CUF Porto, relembrando que “a deteção e tratamento atempado e adequado, permitem ultrapassar a doença e retomar a sua vida normal”. 

As avaliações vão decorrer, até 30 de outubro, nas clínicas CUF no Porto, Coimbra, Viseu, Almada, Cascais, Santarém, Sintra, Tejo e Torres Vedras. Os interessados devem realizar uma inscrição prévia, através do contacto telefónico 800 100 077. 

Mais informações sobre a campanha disponíveis na página oficial da CUF.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes