“Pobres Criaturas (título original: Poor Things)” é considerado o “melhor filme” de Yorgos Lanthimos e vai ser apresentado no Cine-Estúdio do Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre. A longa-metragem, que está nomeada para os Óscares em diversas categorias, conta com um fado interpretado pela fadista portuguesa Carminho e será exibida de 25 a 31 de janeiro.
O filme conta “a incrível história de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem mulher vitoriana a quem Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista tão excêntrico quanto brilhante, devolve a vida”.
Segundo a sinopse divulgada pelo Teatro Municipal do Porto, “sob a proteção de Baxter, Bella sente-se ansiosa por aprender, mas também sedenta por vivências que nunca teve. É então que foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado astuto e libertino, numa aventura turbulenta pelo mundo todo – com uma passagem por Lisboa e um encontro com a fadista Carminho”.
É precisamente nesse encontro que Carminho interpreta à guitarra portuguesa o fado “O quarto”, que integra a banda sonora composta pelo músico britânico Jerskin Fendrix, nomeada para “Melhor Banda Sonora Original” na 96.ª edição dos Óscares.
Considerado o “trabalho visualmente mais extravagante, imaginativo e tecnicamente desafiante do realizador, tendo já arrecadado o Leão de Ouro no Festival de Veneza, “Poor Things” será exibido de 25 a 31 de janeiro, todos os dias, às 21h00.