A partir de terça-feira, 7 de dezembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), voltam a promover uma nova edição da campanha “Taxa Zero ao Volante”.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, a campanha vai estar na estrada até ao dia 13 de dezembro, de forma a “alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool”.
Durante uma semana, a GNR e a PSP vão realizar operações de fiscalização e a ANSR ações de sensibilização sobre a temática em causa.
Em comunicado, as três forças de segurança recordam que “um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l” e que “três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l”.
“Conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente, ao nível cognitivo, ao nível do processamento de informação, da capacidade de reagir e da descoordenação motora”, destacam, alertando que diminui também o campo visual, provocando a chamada “visão em túnel”.