Esta quinta-feira marca o arranque do mês de fevereiro, mas, também, da campanha “Taxa Zero ao Volante” que será promovida, até ao dia 7, no continente e ilhas. A campanha é promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e visa, uma vez mais, alertar os condutores para os riscos da condução sob o efeito de álcool.
Durante uma semana, serão, assim, promovidas operações de fiscalização, por parte da GNR e PSP, em particular nas vias e acessos com elevado fluxo rodoviário.
Em comunicado, as três entidades recordam que, em 2022, “dois em cada cinco condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l, considerada crime”.
Conduzir sob o efeito de álcool, sustentam, provoca várias perturbações, nomeadamente ao nível cognitivo e do processamento de informação, pelo que é fulcral a adoção de comportamentos seguros por parte dos condutores.
De recordar que esta é a segunda campanha promovida, no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024, num total de 12 que serão realizadas até ao final do ano.