PUB
Recheio 2024 Institucional

Campanha solidária Botaminuto

Campanha solidária Botaminuto
Uns sapatos em troca de um mundo melhor

A ideia é simples. É apenas pedido que se pegue num par – ou mais – de sapatos que esteja lá por casa perdido e sem utilidade e que se entregue num ponto de recolha aderente à campanha de solidariedade, que decorre até esta segunda-feira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Pelo oitavo ano consecutivo, a Botaminuto lança uma campanha solidária dedicada às pessoas mais carenciadas. Este ano, também a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira se juntou a esta angariação e está a receber nos seus edifícios todo o tipo de sapatos usados e em bom estado.
No entanto, além deste local, também outros no grande Porto são pontos de recolha nesta 8.ª edição da campanha que tem como mote “Ofereça um sapato, receba um sorriso”. Entre eles estão escolas, que estão associadas através da inclusão da campanha nos projetos educativos.
botaminuto1Assim, os interessados podem entregar em locais como a Escola E.B 2/3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde, na Soares da Costa, em Vila Nova de Gaia, na Escola Eduardo Cirilo, no Porto, no Call Center RH Mais, na Lionesa, entre outros.
Ao longo dos sete anos anteriores de campanha foram recolhidos mais de sessenta mil pares de sapatos pelo país, o que significou uma ajuda dada a mais de oitenta instituições portuguesas.
A primeira edição da campanha de solidariedade da Botaminuto surgiu do facto de, por ano, centenas de sapatos ficarem nas lojas sem serem levantados pelos clientes.
Assim, e aliado ao facto de as pessoas terem sapatos que já não usam e em bom estado de conservação, levantaram-se questões como “porque não utilizar os sapatos não levantados e doá-los a quem mais precisa?” e “ porque não aproveitar o relacionamento de proximidade com a comunidade para maximizar a recolha?”.
No primeiro ano, e sob o lema “Ofereça um sapato, receba um sorriso”, recolheram-se cerca de três mil pares sapatos, que foram doados a 9 instituições. Pode ver-se assim a evolução e o crescimento de número de sapatos recolhidos. Desde 2008 que os números têm sempre aumentado. Em 2009, os pares recolhidos já tinha sido o dobro do ano anterior, com mais de seis mil, no ano seguinte, em 2010, o aumento foi de cerca de 30%.
Já em 2011 conseguiu-se atingir o patamar de 15 mil pessoas ajudadas e evitar assim quatro toneladas de futuros resíduos, não recicláveis, através da reutilização.
2012 foi também um ano de crescimento na angariação e, em 2013, o número angariado ao longo da campanha já tinha ultrapassado a barreira dos 50 mil sapatos recolhidos.
O objetivo da edição de 2016 da campanha é o de conseguir um número ainda maior e, talvez, de ultrapassar a barreira dos 60 mil sapatos recolhidos no total. Para isso, só é preciso deixar os sapatos nos pontos de recolha aderentes até segunda-feira, 15 de fevereiro.

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem