Foi lançada, na quinta-feira, a campanha de segurança rodoviária “Se bebeste, toma decisões inteligentes. Não conduzas.” – uma iniciativa que envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE).
Além de querer sensibilizar os condutores, especialmente os mais jovens, para os perigos associados à condução sob o efeito de álcool, a campanha pretende, também, apelar “à tomada de decisões inteligentes após o consumo de álcool, nomeadamente soluções alternativas de transporte”, explica a GNR.
Com o objetivo de “fomentar uma cultura de segurança rodoviária nos jovens adultos”, pretende-se contribuir “para a mudança de comportamentos nas novas gerações, tendo em vista a redução da sinistralidade rodoviária em Portugal”, indica o comunicado enviado à VIVA!.
A nota refere ainda que“o combate à sinistralidade rodoviária é um desígnio nacional e uma responsabilidade de todos os intervenientes no sistema rodoviário” e, por isso, as entidades deixam o apelo: “Se ingerires bebidas alcoólicas, vai de boleia ou transportes. Toma decisões inteligentes. Não conduzas”.
Desta campanha resultam várias ações de sensibilização, que vão decorrer no Algarve, no próximo fim de semana.