PUB
Galiza2

Campanhã ganha nova praça com ligação à futura linha de alta velocidade Porto-Lisboa

Campanhã ganha nova praça com ligação à futura linha de alta velocidade Porto-Lisboa

A zona oriental da Estação de Comboios de Campanhã vai ganhar uma nova praça, que servirá de ligação à futura linha de alta velocidade ferroviária Porto-Lisboa. A medida visa facilitar a deslocação dos passageiros das três modalidades: comboio, metro e autocarro.

“Deverá ser criada (…) uma nova praça da estação (Praça da Estação AV), dotada de rampas de acesso ao novo estacionamento público que lhe ficará por baixo”, com 620 lugares, segundo a notícia avançada pelo Porto Canal, com base nas informações divulgadas pela Lusa, que teve acesso ao concurso público do projeto.

Na nova praça, localizada próximo à atual empresa Moagem Ceres, “deverá ser assegurada a interface com outros modos de transporte, a ligação ao Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e à rede viária municipal”, de acordo com o Plano de Urbanização de Campanhã (PUC), o qual será apresentado pelo arquiteto catalão Joan Busquets, na Câmara Municipal do Porto, esta sexta-feira, dia 19 de janeiro.

Segundo a mesma fonte, está prevista a construção de “um novo edifício de passageiros (…), implantado a nascente da atual estação, dedicado ao serviço de passageiros AV e servindo, igualmente, as plataformas das linhas convencionais”, por uma passagem superior pedonal (PSP) que “atravessará a totalidade da estação, no eixo nascente/poente, ligando a praça da estação AV e respetiva interface multimodal (a nascente) às plataformas de passageiros das futuras linhas I a XI, ao passadiço de ligação ao centro empresarial de Campanhã, à praça do Terminal do Douro e Minho, à estação do Metro do Porto e ao terminal da STCP”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As novas plataformas serão “cobertas numa extensão de 220 metros”, num total de “420 metros de extensão e 10 de largura”.

A estação ficará dotada, ainda, de “uma esquadra de polícia, escritórios e espaços comerciais”.

Recorde-se que a futura linha de alta velocidade ferroviária Porto-Lisboa visa ligar as duas cidades em cerca de 1 hora e 15 minutos, com possíveis paragens em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem