PUB
Recheio 2024 Institucional

Campanhã e bairro da Pasteleira vão ter câmaras de videovigilância

Campanhã e bairro da Pasteleira vão ter câmaras de videovigilância

Está previsto entrar em funcionamento, até final de 2024, o sistema de videovigilância em algumas áreas da cidade do Porto como Campanhã, Asprela e Pasteleira. A medida irá resultar de um investimento municipal de cerca de 2,4 milhões de euros que inclui “compra, colocação, manutenção e melhoramento dos materiais”.

“Segundo avança, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias existem sete propostas para instalar mais 117 câmaras de videovigilância na cidade do Porto. Estima-se que estas estejam em funcionamento no final de 2024, tendo em conta o tempo de análise de cada equipamento”, lê-se no Porto Canal.

Os novos equipamentos de videovigilância vão juntar-se aos 79 já instalados entre o Marquês e a Ribeira, numa etapa “mais complexa”, devido à inexistência de infraestruturas prontas em algumas das zonas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim, conforme um estudo realizado pela PSP, as câmaras estão previstas serem implementadas na Pasteleira, na Universidade Católica Portuguesa, de Serralves até à Avenida Marechal Gomes da Costa, no pólo da Asprela e em Campanhã, perto do Terminal Intermodal e da estação de comboios.

No entanto, “a videovigilância não substitui polícias”, conforme afirma António Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, descrevendo este como sendo “um instrumento de apoio”.

Foto: Erik Mclean / Pexels

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce