PUB
Recheio 2024 Institucional

Campanha anuncia chegada de trotinetas e bicicletas em regime de partilha ao Porto

Campanha anuncia chegada de trotinetas e bicicletas em regime de partilha ao Porto

“Não é tudo teu, é tudo nosso! De bicicleta ou trotineta, cumpre as regras na tua cidade.” É esta a mensagem da campanha lançada pela Câmara Municipal do Porto e que apela ao cumprimento das regras do novo serviço.

Os serviços de partilha em modos suaves de transporte, para trotinetas e bicicletas, iniciam a operação no Porto, no próximo domingo, dia 15 de março. Numa primeira fase, a operação avança nas zonas da Asprela e Foz e até finais de abril estende-se a todo o concelho. A Bird, Circ e Hive são os três operadores a quem foram atribuídas licenças.

A campanha, presente em diversos mupis espalhados pela cidade do Porto, apela ao cumprimento das regras e à utilização de meios de transporte suaves em ambiente urbano. São também disponibilizados folhetos com informações úteis referentes às regras de circulação, aos locais corretos de parqueamento/estacionamento e ao horário de disponibilização do serviço.

Já no digital, a Câmara do Porto “procura sensibilizar os cidadãos para os benefícios dos meios suaves de transporte de partilha, em linha com a estratégia municipal de promoção de meios de transporte não poluentes e, ao mesmo tempo, de melhoria da mobilidade”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De recordar que o Regulamento dos serviços de partilha de modos de transporte suave no Porto para trotinetas e bicicletas estabelece com clareza as regras inerentes à operação.

A localização de pontos de partilha é definida pelo Município do Porto e será disponibilizada e permanentemente atualizada na página institucional da Câmara, onde podem ser consultados o mapa interativo e a informação associada.

Os locais de parqueamento destes meios de transporte estão devidamente identificados por marcações azuis no pavimento, que vão ser complementadas com sinalética vertical. 

“Tudo para que, de forma ordeira, os utilizadores saibam onde podem levantar trotinetas e bicicletas partilhadas e, no fim da sua viagem, distingam os sítios onde as podem estacionar”, explica a autarquia.

De referir ainda que a recolha obrigatória dos veículos decorre entre as 22 horas e as 6 horas da manhã.

PUBLICIDADE
PUB
PD- Revista Sabe bem