CMPorto

Campanha alerta portugueses para a importância da adoção de estilo de vida saudável

Campanha alerta portugueses para a importância da adoção de estilo de vida saudável

As férias não podem ser desculpa para abandonar um estilo de vida saudável, sobretudo em caso de doença coronária. O alerta é da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) que, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), lançou a campanha de consciencialização “A saúde do coração não tira férias”.

Em comunicado, o presidente da APIC explica que durante o período de férias é habitual a assistir-se a “alguns excessos alimentares” e à “redução de alguns hábitos mais saudáveis”. “Mas é preciso que os cuidados regulares com o coração se mantenham. A adoção de um estilo de vida saudável, optando por uma alimentação equilibrada, pela prática de exercício físico, mesmo que apenas 10 minutos por dia, e evitando situações de stress e o consumo de álcool e de tabaco, são hábitos essenciais para a prevenção da doença coronária”, sublinha Eduardo Infante de Oliveira.

O responsável destaca que as doenças coronárias são crónicas e que, por isso, obrigam à toma continuada de medicação.

“No caso de ser um doente cardíaco, lembre-se de que deve levar os medicamentos para o seu destino de férias e não se deve esquecer de os tomar. É muito importante, uma vez que «A saúde do coração não tira férias»”, completa.

De referir que a doença coronária se caracteriza pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um “estreitamento ou obstrução das artérias”, o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco.

PUB
www.pingodoce.pt/receitas/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobomcomerassim&utm_campaign=institucional