
Os percursos delineados pela História do Romantismo no Porto, os Caminhos do Romântico, sob a responsabilidade do Museu da Cidade, foram novamente reativados com visitas todas as semanas, de forma orientada e gratuita.
Na base da criação este projeto, criado originalmente no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, estão os jardins públicos e privados planeados durante o século XIX, tal como quintas e casas burguesas, “onde espécies vegetais autóctones e exóticas criam uma mancha verde apetecível para interessados ou simples curiosos”, lê-se no portal da Ágora.
No foco encontra-se o elemento a água, presente por todo o percurso em chafarizes, fontes e lavadouros.
A próxima visita está marcada para dia 28 de abril, quinta-feira, em dois horários, às 10h30 e às 14h30, nos Jardins do Palácio de Cristal. O Percurso da Água, nome dado ao caminho, irá mostrar chafarizes, fontes, lagos, moinhos e canais no topo dos muros.
A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através de formulário, com limite de 15 participantes.
A partir do mês de maio, estas visitas orientadas decorrerão às terças e quintas-feiras, às 10h30, sempre por marcação prévia através do site do Museu da Cidade.
Durante já foram feitas visitas nos dias 19, dedicado à personalidade de Carlos Alberto, dia 21, dedicado à Indústria, e 26 de abril, onde os pulmões verdes da cidade são o principal foco.