PUB
Junta da Galiza

Caminhos de Santiago? Haverá um percurso novo, a começar no Minho

Caminhos de Santiago? Haverá um percurso novo, a começar no Minho

Esta quarta feira, 20 de março, na Póvoa de Lanhoso, doze municípios assinaram um protocolo de cooperação para criar um novo Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal, que ligará concelhos do Minho e de Trás-os-Montes, anunciou fonte municipal.

Este caminho, com uma extensão aproximada de 230 quilómetros, segue o percurso iniciado por Leon de Rosmithal em 1465, atravessando toda a região norte, desde Freixo de Espada à Cinta até Braga.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O itinerário, que ainda não está sinalizado, pode ser percorrido com a ajuda de um mapa GPS disponibilizado em GPX e KMZ. A assinatura do protocolo envolveu as câmaras de Póvoa do Lanhoso, Vieira do Minho, Braga, Vila Flor, Murça, Alijó, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Mirandela, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, além do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, destacou a importância do projeto do ponto de vista cultural, histórico e econômico para a região Norte. O presidente do Turismo Porto e Norte também ressaltou a relevância do projeto, destacando o potencial para atrair peregrinos e promover o turismo na região, principalmente considerando o crescimento do mercado norte-americano nos Caminhos de Santiago em solo português.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz