PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Câmaras de videovigilância entram em funcionamento no centro do Porto

Câmaras de videovigilância entram em funcionamento no centro do Porto

Vão entrar em funcionamento, a partir desta quinta-feira, 79 câmaras de videovigilância localizadas entre a zona do Marquês e a Ribeira. Numa segunda fase está prevista a aquisição de mais 117 câmaras, a instalar, futuramente, em várias zonas da cidade (bairro Marechal Gomes da Costa, Pasteleira, Pinheiro Torres, na zona da Foz, mas também na Asprela e em Campanhã).

A informação é avançada pela Câmara Municipal do Porto, que irá investir um total de quatro milhões de euros, com o objetivo de garantir a proteção e segurança de “pessoas e bens”. “A Polícia de Segurança Pública (PSP) ficará responsável pela operacionalização de todo o sistema”.

O presidente da autarquia, Rui Moreira, afirma que “este sistema não é uma arma, mas uma ajuda para os agentes da PSP”, sublinhando que, “em termos de prevenção e segurança, a Polícia fica dotada de meios adicionais para melhor cumprir a sua missão. Vai também melhorar as condições de proteção e segurança das nossas populações”.

Por outro lado, a comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, Paula Peneda, espera que a videovigilância seja “uma forma de dissuasão da criminalidade” na cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A videovigilância é o caminho”, disse, salientando que este vai ser um “projeto único e talvez o melhor do país”, visto que é “o único sistema, cujas câmaras filmam num ângulo de 360º”.

De referir que a videovigilância vai funcionar, ininterruptamente, 24 horas por dia e todos os dias da semana, sendo que o chefe da área operacional do Comando Metropolitano da PSP é responsável pela conservação e tratamento dos dados.

Foto: Miguel Nogueira / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce