PUB
Santander Saúde

Câmara do Porto prevê realojar 3.800 pessoas até 2025

Câmara do Porto prevê realojar 3.800 pessoas até 2025

O acordo de colaboração entre a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para operacionalizar a Estratégia Local de Habitação, elaborada no âmbito do programa 1.º Direito, prevê realojar até 2025 um total de 1.740 famílias, número correspondente a cerca de 3.800 pessoas, anunciou esta quinta-feira a autarquia. 

Na proposta, assinada pelo vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, que será votada na reunião do executivo da próxima segunda-feira, 26 de outubro, foram consideradas 1.740 famílias, de um universo de 3.000, identificadas pelo município, e que, segundo o mesmo, “serão objetivo de um outro acordo de colaboração, a ser celebrado entre a Porto Vivo, SRU e o IHRU. 

Segundo as informações divulgadas, propõe-se que 75 famílias sejam realojadas através do arrendamento de habitações para subarrendamento, 1.345 em frações reabilitadas ou prédios habitacionais, 200 com recurso à construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e 120 em frações adquiridas ou prédios degradados após reabilitação.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A candidatura em causa envolve um investimento de 56 milhões de euros, 25 dos quais financiados na modalidade de comparticipação a fundo perdido, 21 milhões através da contratualização de um empréstimo bonificado de longo prazo e os restantes nove milhões com recurso a autofinanciamento, destaca a Câmara do Porto. 

Recorde-se que o programa 1.º Direito tem como objetivo “combater as carências graves habitacionais que ainda subsistem nos grandes aglomerados urbanos”. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce