PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara do Porto lança concurso para o combate ao desperdício alimentar

Câmara do Porto lança concurso para o combate ao desperdício alimentar

Na passada segunda-feira, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade na reunião de Câmara, o lançamento de um concurso de ideias para prevenir o desperdício alimentar e a redução de resíduos orgânicos.

Entre 20 de setembro e 21 de janeiro de 2022 poderá enviar as candidaturas, através da submissão online da página do “FoodLoop”. Podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras.

As candidaturas deverão focar-se nos temas “Produção local e ecológica de alimentos que integre o envolvimento social e/ou contribua para a economia circular; Distribuição de alimentos ou sobras alimentares; Alteração dos hábitos de consumo de forma a fomentar práticas circulares; Prevenção, redução, recuperação, reutilização, redistribuição e/ou compostagem de resíduos alimentares e/ou de jardinagem; Aumento do tempo de fim-de-vida dos alimentos; e Regeneração e melhoramento dos ecossistemas industriais e naturais através da recuperação e reaproveitamento de matérias-primas”, segundo o documento.

Após a submissão das candidaturas, o júri irá selecionar as 20 melhores ideias, que poderão desenvolver o projeto com a ajuda da da equipa do FoodLoop. Os candidatos serão apoiados na identificação do problema e no desenvolvimento da solução.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A terceira e última fase do concurso decorre durante seis meses, entre 1 de abril a 30 setembro 2022, onde já estarão presentes apenas as 5 ideias, consideradas com um maior potencial.

Na ultima fase, os candidatos terão de identificar financiamento e parcerias para para o desenvolvimento do projeto-piloto e oportunidades de implementação prática.

O concurso encontra-se integrado no projeto CityLoops – Closing the loop for urban material flows, liderado pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability. O Município do Porto, juntamente com a LIPOR, a Porto Ambiente e a 2GoOUT Consulting, integram, desde outubro de 2019, esta iniciativa europeia financiada pelo programa Horizonte 2020.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem