PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara do Porto anuncia requalificação da Escola Básica dos Correios

Câmara do Porto anuncia requalificação da Escola Básica dos Correios

A Câmara Municipal do Porto vai requalificar, ampliar e reabilitar a Escola Básica dos Correios, na freguesia de Ramalde.

Em causa, segundo avançou Rui Moreira, em declarações à Agência Lusa, estão “más condições” do espaço, que ficarão resolvidas com este investimento, na ordem de um milhão de euros, e que permitirá ao equipamento o acolhimento de mais 37 alunos. No total, a Escola Básica dos Correios terá capacidade para acolher um total de 145 alunos, 25 dos quais no pré-escolar e 120 no 1.º ciclo do ensino básico.

A intervenção, a cargo da empresa municipal GO Porto, prevê “a reabilitação parcial das peças estruturais na cobertura do edifício existente, a substituição da estrutura secundária em madeira, bem como do revestimento cerâmico”.

De acordo com informação avançada pelo Jornal de Notícias, a ampliação da escola será feira através da “introdução de um novo volume”, que permitirá acomodar, no piso térreo, uma portaria, zona de receção de alunos coberta com acesso ao novo edifício e ao existente, uma sala polivalente, instalações sanitárias, zona de vestiário e balneário e, no primeiro piso, uma biblioteca.

Adicionalmente, todas as salas de aula serão requalificadas e serão introduzidos, no espaço de recreio, bancos, mesas, papeleiras, bebedouros, um novo parque infantil contínuo à sala do jardim-de-infância e jogos para os alunos do 1.º ciclo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O espaço alpendrado no edifício já existente será também ampliado e terá portas para o exterior a partir dos recreios cobertos, garantindo “a ligação interior entre as duas alas da escola”.

Por sua vez, no edifício já existente será feita uma reformulação da zona de apoio à cozinha, que ficará dotada de uma área sanitária, de vestiário e com espaço de arrumos. Já no refeitório está prevista a instalação de equipamentos de secagem de mãos e um móvel de apoio à arrumação.

O projeto de requalificação tem duração prevista de 12 meses e deverá arrancar em setembro. Durante este período, os alunos terão que ser deslocados para outras escolas.

Em cima da mesa, de acordo com o presidente da Câmara Municipal do Porto, estão várias hipóteses: “todas as crianças irem para a Escola Básica das Campinas, as crianças mais novas irem para a Escola Básica das Campinas e as mais velhas para a Escola EB 2/3 do Viso ou, eventualmente, irem para uma das escolas que temos disponíveis e neste momento estão desativadas”.

Fotografia: Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2