Philips

Alerta para risco de cheias nas zonas ribeirinhas do Porto

Alerta para risco de cheias nas zonas ribeirinhas do Porto

O agravamento das condições meteorológicas pode conduzir à ocorrência de cheias nas zonas ribeirinhas do Porto.

De acordo com informações do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro (CPPC-D), a partir das 12h desta terça-feira, 9 de fevereiro, será ativado o nível de alerta de cheias Laranja para o estuário e para as albufeiras de Crestuma, Carrapatelo, Bagúste e Valeira e Pocinho.

A Proteção Civil Municipal alerta para a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis – Ribeira, Miragaia e Cais do Ouro – durante as preia-mar de 9 de fevereiro (às 13h33, altura da maré 3,1m) e de dia 10 de fevereiro (às 01h50, altura da maré 3,3m, e às 14h20, altura da maré 3,2m).

Existe ainda a “possibilidade de alagamento no estuário do rio Douro, nas seguintes zonas: Postigo do Carvão, Cais do Ouro, Cais da Ribeira, Cais de Massarelos, Miragaia”.

Alertando também para as eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes com inertes arrastados e com os cais ou plataformas flutuantes, o serviço municipal apela “à maior prudência e à tomada de todas as precauções possíveis”.

Seguindo indica a Câmara do Porto, os moradores e proprietários de estabelecimentos em Miragaia já foram contactados pela Proteção Civil Municipal para, preventivamente, retirarem as viaturas estacionadas naquela zona.

Em caso de emergência, deverá contactar o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef