PUB
CMPorto

Câmara de Matosinhos apoia associações desportivas com 500 mil euros. Entrega da verba foi antecipada “uns meses” devido à pandemia

Câmara de Matosinhos apoia associações desportivas com 500 mil euros. Entrega da verba foi antecipada “uns meses” devido à pandemia

Com o objetivo de apoiar as associações desportivas do concelho com os encargos financeiros, comprometidos devido à pandemia de covid-19, a Câmara Municipal de Matosinhos antecipou “uns meses” a entrega de um apoio monetário orçado em 500 mil euros. 

Segundo informações avançadas pela presidente, Luísa Salgueiro, a verba em causa destina-se exclusivamente ao desporto de formação e irá abranger 68 associações desportivas e 7.218 atletas. 

A autarca considera que este apoio permitirá às coletividades terem “uma almofada financeira” para fazer face aos meses de suspensão da atividade, onde sofreram “perda de receitas de bilheteira, patrocinadores, mensalidades de atletas jovens, exploração de bares, `merchandising´, cotização de associados, organização e realização de eventos desportivos, serviços de transporte ou aluguer de instalações”. 

Desta forma, realçou, poderão “manter os postos de trabalho, a manutenção das suas instalações e o cumprimento dos compromissos com fornecedores”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“A importância da retoma da atividade desportiva, quando as condições sanitárias assim o permitirem, é uma questão que tem reunido consensos entre os especialistas”, recordou Luísa Salgueiro, salientando que é fundamental o regresso dos jovens à prática desportiva e que as associações tenham as “condições necessárias” para os receberem. 

Paralelamente a este apoio, o município lançou também o Fundo de Emergência Municipal – Desporto, cujas candidaturas deverão abrir em breve. Entre os critérios para aprovação, adiantou a presidente da Câmara Municipal, estarão a formação desportiva, o número de atletas abrangidos em cada entidade e os equipamentos/instalações a cargo da gestão de cada entidade.  

De referir que o concelho de Matosinhos tem 107 associações desportivas que, antes da paragem devido à pandemia, disputavam competições de 38 modalidades, num total de cerca de 9.800 atletas. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce