PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara de Gaia adere ao Balcão Único do Prédio

Câmara de Gaia adere ao Balcão Único do Prédio

Na passada segunda-feira decorreu a sessão de abertura do Balcão Único do Prédio (BUPi) em Vila Nova de Gaia, uma plataforma online e balcão de atendimento presencial com informações sobre as propriedades e respetivos donos.

Gaia é o 89º município a aderir ao projeto que premite, aos prorietários fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.

Ao efetuar o registo no BUPi, o cidadão “garante os seus direitos de propriedade e contribui para a gestão do território rústico português, contribuindo para a prevenção de incêndios em Portugal”, pode ler-se no site da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O processo é gratuito, tendo que apresentar a representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi, que atualmente se encontra no gabinete de atendimento da Gaiurb, pelo período de quatro anos.

Pode também realizar o registo, mediante a identificação dos terrenos no balcão BUPi, através do site bupi.gov.pt, sendo necessária a apresentação do Cartão de Cidadão e da Caderneta Predial. O registo posterior do terreno deverá ser feito na Conservatória do Registo Predial.

O BUPi surge em 2017 e até à data 89 municipios aderiram à iniciativa o que já resultou num total de 141 em processo de adesão. O principal objetivo é estender o projeto a todo o país e atingir 90% da área conhecida no final de 2023.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem