PUB
Junta da Galiza

Câmara do Porto vota trasladação temporária do coração de D. Pedro

Câmara do Porto vota trasladação temporária do coração de D. Pedro

A proposta de autorizar a trasladação temporária do coração de D. Pedro IV para o Brasil, no âmbito das comemorações do bicentenário da independência deste país, vai ser votada na reunião de câmara da próxima segunda-feira, dia 18.

Segundo o portal de notícias da autarquia, o documento assinado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, especifica que o município “pretende autorizar a trasladação temporária do coração de D. Pedro IV para o Brasil, através da celebração de um contrato de comodato a celebrar com o governo brasileiro, que está a ser elaborado e que conta com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.”

Os custos associados à trasladação temporária e exposição do coração de D. Pedro IV em território da República Federal do Brasil são assumidos pelo Governo brasileiro. Rui Moreira afirma que “a Câmara do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Município do Porto vai associar-se às celebrações dos 200 anos de independência do Brasil, “com diversas iniciativas, tais como a organização de uma exposição sobre a relevante presença de D. Pedro na cidade, intitulada ‘Pedro, a Independência do Brasil e o Porto’, um concerto no renovado órgão da Igreja da Lapa, contando também com um conjunto de publicações, conferências e visitas”, adianta Rui Moreira.

Foto: Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2