PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara do Porto vota proposta para entregar acervo de Eugénio de Andrade

Câmara do Porto vota proposta para entregar acervo de Eugénio de Andrade

Na próxima segunda-feira, 21 de março, a Câmara Municipal do Porto vai debater a proposta de entrega do acervo do poeta Eugénio de Andrade à Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

A informação foi avançada pela autarquia liderada por Rui Moreira, num comunicado divulgado na sua página oficial, onde adianta que a proposta em causa acontece no âmbito da inauguração da “Casa dos Livros – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto”, na Casa Burmester, no Campo Alegre, agendada para o dia 1 de abril.

“A FLUP tem uma considerável tradição e reputação no que diz respeito à literatura, contribuindo para o ensino, estudo, desenvolvimento e divulgação desta área do conhecimento”, referiu o autarca.

No documento, o município sublinha que, a ser aprovada a proposta, a faculdade da instituição portuense deve assumir a responsabilidade de “zelar pela conservação, acondicionamento, segurança e tratamento do acervo do poeta”. Além disso, acrescenta, deverá ainda garantir o “respeito pelas regras de segurança e pela preservação de todos os exemplares no acesso presencial às obras, proporcionado também o acesso online às mesmas”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que a FLUP detém já o depósito dos acervos de escritores e intelectuais de relevo como Vasco Graça Moura, Óscar Lopes, Herberto Helder, Manuel António Pina e Albano Martins.

Além de querer ceder o acervo de Eugénio de Andrade, a Câmara Municipal do Porto manifestou também a intenção de atribuir um “apoio de 20 mil euros anuais (durante três anos), no âmbito do projeto Casa dos Livros”, de forma a ajudar a suportar o “tratamento e disponibilização ao público de todos os fundos documentais em formato físico e digital à sua guarda”.

Fotografia: Miguel Nogueira | Porto.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem