RECHEIO 50 ANOS

Câmara do Porto vota proposta de alteração do programa “Porto de Tradição”

Câmara do Porto vota proposta de alteração do programa “Porto de Tradição”

Na próxima segunda-feira, o executivo municipal liderado por Rui Moreira vai votar a proposta de alteração do regulamento do programa municipal “Porto de Tradição”, que reconhece os estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local da cidade.

De acordo com informação avançada pela Câmara Municipal, o objetivo da proposta de revisão, assinada pelo vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente, é “adaptar os critérios de avaliação”.

Atualmente, na análise aos estabelecimentos comerciais candidatos, inclui-se a “apuração da viabilidade económico-financeira dos negócios, mediante a análise da Informação Empresarial Simplificada relativa aos cinco anos anteriores à data de apresentação dos pedidos de reconhecimento”.

Contudo, o município reconhece que os últimos dois anos foram “de resultados líquidos negativos para diversos estabelecimentos comerciais”, fruto do impacto da pandemia de covid-19, e considera, assim, que “os anos de 2020 e de 2021 não devam ser considerados para o apuramento da viabilidade económico-financeira dos estabelecimentos comerciais candidatos”.

A solução, segundo o vereador, poderá estar na criação de um “regime transitório” que “desconsidere os anos de 2020 e de 2021, na análise da viabilidade económica dos estabelecimentos comerciais”.

“Para conciliar esta medida com a necessária avaliação dos cinco anos anteriores à apresentação dos pedidos de reconhecimento, este regime excecional deverá ser aplicado aos pedidos de reconhecimento apresentados até ao final do ano de 2026”, completa a proposta assinada por Ricardo Valente.

Caso a alteração do regulamento do programa municipal “Porto de Tradição” seja aprovada pela Câmara Municipal do Porto, será, depois, submetida à apreciação da Assembleia Municipal.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem