Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Câmara do Porto vota continuidade do funcionamento da rede de restaurantes solidários

Câmara do Porto vota continuidade do funcionamento da rede de restaurantes solidários

A Câmara Municipal do Porto pretende dar continuidade à rede de restaurantes solidários do município, constituída, atualmente, por restaurantes na zona da Batalha, na Baixa e nas instalações do Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano. Aos três restaurantes já existentes a autarquia liderada por Rui Moreira pretende adicionar um quarto, ainda este ano.

A proposta de celebração do contrato de parceria entre o município e o SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria, assinada pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, vai ser apreciada na reunião do executivo desta terça-feira, 19 de abril.

Com a adição de mais um restaurante, na zona da Boavista, a Câmara Municipal pretende “dar resposta a outras zonas geográficas da cidade” e, simultaneamente, assegurar a continuação da rede, que ganhou ainda mais importância com o decorrer da pandemia.

“Foram produzidas, em média, cerca de 560 refeições diárias, prevendo-se até final contrato a confeção total de 205 mil refeições. O número de refeições servidas foi superior ao esperado, uma vez que por força da pandemia por covid-19 o número de pessoas que recorreu aos Restaurantes Solidários aumentou e em simultâneo algumas entidades e organizações de voluntários deixaram de dar, temporariamente, esta resposta”, sublinhou o vereador, citado na nota divulgada pelo município portuense.

Importante referir que a rede de restaurantes solidários do Porto assegura uma refeição diária às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, em geral, e às pessoas em situação de perigo, em particular.

O programa representa uma comparticipação financeira da autarquia na ordem dos 400 mil euros.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem