
A Câmara Municipal do Porto já abriu as candidaturas da primeira edição do Laboratório de Inovação Social. O principal objetivo do programa é encontrar soluções, que ainda não foram implementadas, para resolver “problemas sociais” do município.
“Poderão candidatar-se pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, instituições de ensino superior e de investigação, alunos ou investigadores, setor empresarial, incluindo empresários em nome individual, associações sem fins lucrativos, instituições sociais e organizações (ambientais, culturais ou outras) e outras entidades” até ao dia 30 de julho, de acordo com o portal de notícias da autarquia.
Serão aceites candidaturas no âmbito de um dos três temas desta edição: isolamento social dos idosos na cidade do Porto, vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia de vida e desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência.
Após a data limite de participação, um júri irá selecionar as 20 melhores propostas que irão participar num “bootcamp”, na cidade do Porto, nos dias 16 e 17 de setembro.
O cronograma estende-se até ao dia 24 de junho de 2024, pela fase de aceleração e incubação das soluções, sendo que, no final, cinco propostas vencedoras irão receber, cada uma, um apoio até 24 mil euros para implementarem a sua solução.
As candidaturas podem ser submetidas através do site oficial da Câmara Municipal do Porto.
Pode encontrar todas as informações aqui.