PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Câmara do Porto vai criar Museu do Livro no Palácio de São João Novo

Câmara do Porto vai criar Museu do Livro no Palácio de São João Novo

De mãos dadas com o objetivo da descentralização, o Porto recebeu a iniciativa “Governo Mais Próximo” nos Paços do Concelho. Em agenda estiveram “medidas e projetos importantes para a cidade”, entre as quais, a assinatura do acordo de transferência do Palácio de São João Novo para o Município do Porto, com a finalidade de criar o Museu do Livro.

“Em todos estes casos, há, em comum, a assunção pelo Município do Porto de responsabilidades em áreas que são tipicamente do foro da Administração Central. Isto significa que tanto da parte do Município como do Governo existe um compromisso efetivo pela descentralização administrativa, enquanto instrumento de desenvolvimento local e regional”, afirma Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, de acordo com o portal de notícias da autarquia.

O Palácio de São João Novo albergou, outrora, o Museu de Etnografia e História do Douro Litoral, criado a 15 de dezembro de 1945, até ao incêndio que deflagrou em 1987, obrigando ao seu encerramento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O edifício voltou a abrir, após mais de três décadas fechado, em setembro deste ano, no âmbito da iniciativa municipal “Um Objeto e seus Discursos”, que dá a conhecer lugares, obras de arte, documentos históricos e arquiteturas da cidade do Porto.

No início deste ano, Rui Moreira reiterou, durante o Conselho Municipal de Cultura realizado no Teatro Rivoli, que o propósito é voltar “ao modelo tradicional” pretendendo, e assumindo, para o futuro, “um discurso mais museológico”.

Foto: Filipa Brito / Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3