PUB
PD- Revista Sabe bem

Câmara do Porto vai atribuir Medalha de Honra da Cidade a Rui Rio

Câmara do Porto vai atribuir Medalha de Honra da Cidade a Rui Rio

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pretende entregar em julho ao seu antecessor, Rui Rio, a Medalha de Honra da Cidade.

A entrega da mais alta condecoração do município está reservada a quem tenha prestado serviços de excecional relevância e será feita numa sessão que este ano estará associada “ao desembarque das forças libertadoras de D. Pedro”, ocorrido a 8 de julho de 1832. Rui Moreira apresentará a proposta de atribuição de medalhas da cidade a 25 personalidades e instituições na reunião pública do executivo da próxima terça-feira.
Além do social-democrata Rui Rio, que liderou o município durante três mandatos, a Câmara do Porto pretende também atribuir a medalha de Honra da Cidade ao escritor Vasco Graça Moura, ao arquiteto Alcino Soutinho, ao antigo vereador da autarquia e treinador de futebol Hernâni Gonçalves e ao fundador do CDS João Porto (a título póstumo) e ao alfaiate Gilles Zeitoun, que na Baixa da cidade, em 2009, instalou um ateliê para a criação e produção de alta-costura. Nesta lista de personalidades constam ainda, entre outros, os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais de S. João e Santo António, António Ferreira e Sollari Allegro.
Rui Moreira propõe também a atribuição da medalha de Valor e Altruísmo à Irmandade dos Clérigos e ao frei Bernardo Domingues, bem como a atribuição da Medalha de Bons Serviços grau Ouro aos comandantes da Polícia Municipal e Sapadores Bombeiros, estando reservada a Medalha de Valor Desportivo a João Trigo, presidente do Rosário Vólei, projeto desportivo do Colégio Nossa Senhora do Rosário.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz