Santander Escolhas 2

Câmara do Porto reforça medidas para poupança energética

Câmara do Porto reforça medidas para poupança energética

A Câmara Municipal do Porto já colocou em prática o conjunto de medidas complementares para a redução de consumo energético, de forma “a fazer face às dificuldades que se sentem a nível global”.

“O grande objetivo é contribuir para os esforços levados a cabo a nível nacional e mundial no que respeita à poupança de energia, salvaguardando sempre todas as condições de segurança e comodidade dos cidadãos” , sublinha Filipe Araújo, vice-presidente da autarquia portuense, citado no portal de notícias.

Nesse sentido, as principais alterações prendem-se com um ajuste no horário de funcionamento da iluminação cénica, reduzindo-o cerca de duas horas antecipando, assim, o horário de desligar.

“No que respeita à iluminação pública da cidade, foram avaliadas em detalhe medidas que causassem o mínimo impacto para os cidadãos. Assim, o Município vai avançar com uma redução global diária de 30 minutos, face ao horário habitual. Nos espaços verdes, será mantido o horário de funcionamento atual, uma vez que estes se situam em locais mais isolados e dispõem de infraestruturas que, na sua maioria, já estão convertidas para tecnologia LED, constituindo equipamentos mais eficientes”, informa a plataforma.

Este conjunto de medidas “vai resultar numa poupança que ronda os 1000 MWh por ano, o que corresponde, atualmente, a uma redução estimada de cerca 250 tCO2eq/ano”. A execução das medidas será levada a cabo pelo município, através da empresa municipal Águas e Energia do Porto e do concessionário E-Redes, em coordenação com a Agência de Energia do Porto.

“Já a partir do início de novembro, a cidade irá reforçar ainda mais a poupança de energia, através da substituição de mais de 26 mil luminárias para tecnologia LED. Este número corresponde a cerca de 90% do total de luminárias existente e permitirá uma redução de custos anuais superior a 1 milhão de euros”, avança o autarca.

Recorde-se que também a iluminação alusiva ao Natal irá funcionar num horário mais reduzido, de domingo a quinta-feira, entre as 18h e as 23h e às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, prolongar-se-á até às 24h.

A decoração dinamizada pela Associação dos Comerciantes do Porto, com o apoio da Câmara Municipal, terá ainda “em consideração o uso de tecnologia LED de baixo consumo, tendo como objetivo uma redução de consumo energético na ordem dos 30% face aos anos anteriores”.

Foto: Miguel Nogueira

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal