PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara do Porto recomenda ao governo mais apoio para as freguesias

Câmara do Porto recomenda ao governo mais apoio para as freguesias

Rui Moreira apresentou esta terça-feira, em reunião de Câmara, uma proposta de recomendação para que o Governo “aprove, a curto prazo, uma nova Lei das Finanças Locais que reponha a capacidade financeira das autarquias, em particular das freguesias”. O documento obteve a aprovação de todas as forças políticas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim, justifica-se a proposta considerando que “as freguesias são, por força da sua proximidade às populações, entidades em circunstâncias privilegiadas para melhor conhecer as suas populações, aproximar as decisões aos cidadãos, promover a coesão social e territorial, o reforço da solidariedade inter-regional e a melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações”. De igual modo, é sublinhada “a eficiente e eficaz utilização dos recursos disponíveis, com respeito pelo princípio da igualdade e da não discriminação”.

Por esta ordem de razões, e “partilhando das preocupações que tem vindo a ser manifestadas pela ANAFRE”, autarca e vereadores recomendam ao Governo de António Costa que não só reponha a capacidade financeira das autarquias como também aplique “critérios justos na repartição horizontal do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF)” e contemple “uma justa repartição de recursos entre os diferentes níveis de administração, adequando as transferências para as autarquias locais”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile