PUB
PD- Revista Sabe bem

Câmara do Porto quer ser acionista da STCP

Câmara do Porto quer ser acionista da STCP

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou já ter manifestado ao Governo a vontade de ser acionista da Sociedade Coletiva de Transportes do Porto (STCP).

“Já dei nota ao Governo da vontade do município do Porto de ser acionista dos Transportes Coletivos do Porto, coisa que ainda não somos, tendo para isso suscitado também o envolvimento dos outros municípios que participam na STCP que são Maia, Matosinhos, Valongo, Gondomar e Gaia”, anunciou o autarca, na Assembleia Municipal de segunda-feira.

Rui Moreira avançou que, neste momento, a autarquia aguarda que “esses [municípios] manifestem a sua vontade”, sendo que, no caso da Maia, aquele município “já disse, claramente, que quer participar no capital da STCP”, aponta o Notícias ao Minuto.

O presidente da Câmara do Porto lembrou que para o bem e para o mal, a STCP tem o monopólio na cidade do Porto e “deve continuar a ter”, considera.

“Nós não podemos aumentar a capacidade sem ser através da STCP e isso vai exigir um grande esforço da cidade. Precisamos de aumentar a capilaridade em trajetos mais curtos, mais conforto. O que estamos a fazer é a tentar aumentar a procura com o passe único, mas o aumento da procura implica também investimentos”, explicou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O assunto foi abordado na Assembleia Municipal, quando o deputado do grupo municipal do PSD, Alberto Araújo Lima, questionou Rui Moreira sobre a implementação de medidas de mitigação da circulação automóvel na cidade.

“A verdade é que as pessoas continuam a recorrer, preferencial ao transporte individual. Isso só se resolve com a alteração dos meios de transportes, do transporte público. Este é um problema que todas as cidades têm, nós temos tentado várias soluções, mas nós precisamos de uma nova rede de transporte público, precisamos de aumentar a capacidade do transporte público”, disse Rui Moreira.

De recordar que o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse acreditar ser possível entregar até ao final da legislatura a propriedade da STCP aos seis municípios que a gerem (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo), considerando que “já parece mal” eles não serem os seus donos.

“Já parece mal não serem estas seis autarquias as donas da STCP. Acho que este é mesmo o momento de dar o passo à frente”, afirmou o governante a 12 de abril, na cerimónia de Lançamento do Concurso Público para Renovação da Frota STCP.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz