PUB
CMPorto

Câmara do Porto investe 340 mil euros em projetos de Inovação Social

Câmara do Porto investe 340 mil euros em projetos de Inovação Social

O Município do Porto aprovou, em reunião de executivo, o financiamento de cerca de 340 mil euros para sete projetos de Inovação Social com o objetivo de apoiar segmentos da população em situações de vulnerabilidade. Entre os beneficiários, destacam-se jovens em risco de abandono escolar, pessoas com deficiência em situação de exclusão social, crianças em ambientes fragilizados, organizações em busca de melhoria sustentável e jovens em risco de pobreza. Estas iniciativas abrangem áreas como educação, música, inclusão social, voluntariado, ensino prático e prevenção da violência escolar.

De acordo com a informação avançada pelo portal de notícias da autarquia, entre os projetos apoiados está o “Orquestrar o futuro”, promovido pelo Curso de Música Silva Monteiro, que busca aumentar os níveis de sucesso escolar entre os alunos da Orquestra Juvenil de Bonjóia, apoiada pela Câmara do Porto no âmbito do programa “Música para todos”. A Associação Musical de Costa Cabral, que implementa o projeto OTIS – Orquestra Terapêutica de Inovação Social, focado na inclusão social de jovens com deficiências e problemas cognitivos. A Associação do Porto de Paralisia Cerebral, que concentra-se no projeto “E.D_RUA”, desenvolvendo atividades com adolescentes e jovens adultos em situação de risco, em diversas freguesias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Outros programas abordam a promoção do voluntariado, através da metodologia do Voluntariado Apoiado pela Associação Pista Mágica e a mentoria especializada da Paradigma Justo, que mobiliza estudantes universitários para apoiar crianças e jovens em ambientes fragilizados. O Instituto Kaizen atua nas escolas do agrupamento do Cerco do Porto, ao promover o ensino prático e a aprendizagem criativa com o programa Kaizen Education. Por fim, a Rede Europeia Anti-Pobreza implementa o projeto FYI (Formar y Incluir) para prevenir fenómenos de violência escolar e prepara os jovens do agrupamento Aurélia de Sousa a serem “agentes diretos de promoção de empatia”.

Todos os projetos apresentaram candidatura ao programa Norte 2030 – Parcerias para a Inovação Social, com o apoio do Município do Porto como complemento ao financiamento, caso este seja atribuído.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem