
Cinco anos depois da última alteração, a Câmara Municipal do Porto vai propor uma nova revisão do “Regulamento da Movida do Porto”.
A proposta, assinada pelo vereador com o pelouro do Turismo e Comércio, Ricardo Valente, vai a votos na próxima reunião do executivo, agendada para segunda-feira, 7 de março, e pretende, de uma forma geral, “adaptá-lo à realidade pós pandemia SARS-Cov-2” e “às profundas alterações que as dinâmicas da vida noturna da cidade sofreram”.
De acordo com a autarquia portuense, citada pela Agência Lusa, esta é uma revisão que se impõe fruto dos últimos acontecimentos, verificados, essencialmente, nos últimos dois anos, com a emergência da pandemia em Portugal.
Entre as alterações, destacam-se a venda de bebidas alcoólicas ao postigo e a utilização do espaço público de forma inapropriada, como “o consumo de bebidas alcoólicas na via pública e a realização de atividades produtoras de ruído, que têm um impacto negativo na vida noturna da cidade e nos seus residentes”, lê-se.
De referir que a última alteração ao “Regulamento da Movida do Porto” aconteceu em 2017, com o objetivo de “uma maior adequação à realidade vigente e à necessidade de harmonização entre os atores da economia noturna”, dois anos depois de ter sido aprovado por deliberação da Assembleia Municipal do Porto.
Fotografia: Porto.