PUB
Philips S9000

Câmara do Porto garante que não vai deixar Coliseu cair, nem que assuma custos das obras sozinha

Câmara do Porto garante que não vai deixar Coliseu cair, nem que assuma custos das obras sozinha

O Coliseu do Porto não vai cair e a garantia foi dada, por Rui Moreira, durante a reunião de Executivo desta segunda-feira. Alguns autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) voltaram atrás e recusaram a proposta de dividir a comparticipação de cada município nas obras necessárias no Coliseu. Face a esta decisão, o presidente da Câmara do Porto, acusa a AMP de “falta de solidariedade” e sugeriu que a autarquia portuense poderá bloquear decisões financeiras da AMP que não sirvam “os interesses do Porto”.

“Fomos surpreendidos com uma deliberação que teve a ver com a repartição dos fundos”, afirmou Rui Moreira, de acordo com o portal de notícias da autarquia, destacando que a Câmara Municipal do Porto tinha planeado aumentar a sua contribuição e assumir a componente nacional das obras.

Os sete municípios que recuaram alegaram a necessidade de uma reflexão mais aprofundada e o levantamento de equipamentos, como o Coliseu do Porto, que tenham um alcance metropolitano. Apesar do percalço, o presidente da Câmara assegura que “não vamos deixar cair o Coliseu”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Rui Moreira afirmou que, se necessário, a candidatura aos fundos terá que ser feita pelo Município do Porto, fora do âmbito da Área Metropolitana. No entanto, ele adverte que, nesse caso, a Área Metropolitana terá que deixar de ser sócia da Associação dos Amigos do Coliseu.

“Se for preciso candidatar [aos fundos], teremos que ser nós, já não no âmbito da Área Metropolitana, mas no âmbito do Município do Porto”, refere o presidente. No entanto, sublinha, “se for assim, a Área Metropolitana terá de fazer o favor de deixar de ser sócia [da Associação] dos Amigos do Coliseu”.

O autarca considera que a contribuição da AMP para a Associação “é zero” e, sem uma vontade política, sugere que “mais vale não nos incomodarmos uns aos outros”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile