PUB
Junta da Galiza

Câmara do Porto e Souto de Moura apresentam projeto de requalificação da Biblioteca Municipal

Câmara do Porto e Souto de Moura apresentam projeto de requalificação da Biblioteca Municipal

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o arquiteto Eduardo Souto de Moura, irão apresentar nesta sexta-feira, dia 22 de março, na Sala de Leitura da Biblioteca Pública Municipal do Porto, o projeto de requalificação e ampliação do edifício histórico, construído em 1842. O arranque das obras está previsto para o final do ano.

Com um pacote de medidas já em curso para mitigar os efeitos do fecho temporário, a Biblioteca encerrará ao público em geral a partir de 1 de abril, mas continuará a prestar apoio exclusivo a investigadores. Durante este processo gradual de encerramento, a estrutura municipal garantirá que a Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) e os polos da Biblioteca Errante permanecem totalmente disponíveis.

A segunda fase das obras começará no início do segundo semestre, com o encerramento dos Fundos Gerais da Biblioteca Pública, que serão transferidos em regime de custódia. Neste momento, a Casa Forte será fechada ao público e preparada para a transferência para o novo espaço na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ao longo do ano, a biblioteca nos Jardins do Palácio de Cristal receberá cerca de 70 mil novos títulos publicados entre 2010 e 2023, respondendo às necessidades e interesses bibliográficos dos munícipes. Além disso, sete polos da Biblioteca Errante estarão disponíveis em diferentes localizações da cidade.

A obra de conservação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal do Porto reforça o compromisso da Câmara em preservar a herança setecentista e promover o acesso a um importante espólio bibliográfico da cidade. Os órgãos de comunicação social foram convidados a estar presentes na apresentação do projeto, com a oportunidade de visitar e capturar imagens dos espaços da biblioteca antes da conferência de imprensa.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem