A Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Cultura assinaram, esta terça-feira, um acordo que visa o financiamento das obras urgentes de reabilitação da cobertura do Coliseu do Porto. O valor total da intervenção é de 300 mil euros, sendo que será financiada, em partes iguais, por ambas as entidades.
O protocolo foi assinado entre a Direção Regional de Cultura do Norte, a Direção Geral do Património Cultural e a Associação dos Amigos do Coliseu do Porto e assegura “a transferência de 150 mil euros” para a realização das obras.
“Este protocolo estabelece uma cooperação profícua no que concerne à salvaguarda e valorização do Coliseu do Porto, mediante um programa de intervenção que assume um caracter prioritário”, lê-se no comunicado emitido pelo Governo.
Assim, o Ministério da Cultura vai acompanhar a autarquia nesta que é uma “intervenção urgente e de extrema importância” para reabilitar “uma das salas mais emblemáticas do país”.
Em 2024, será atribuído um financiamento de 200 mil euros destinado “à produção de atividades do Coliseu do Porto”.
Para Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, de acordo com o mesmo documento, “o Coliseu do Porto é uma instituição singular da região com forte enraizamento social e com uma programação cultural diversificada” e nesse sentido é “responsabilidade do Ministério da Cultura apoiar e ajudar a encontrar soluções que assegurem” o seu futuro. “É o que temos feito”, reitera.