
A aposta da Câmara Municipal do Porto na expansão e reabilitação das áreas verdes do município segue a bom ritmo, com a autarquia a inaugurar alguns parques e a anunciar o arranque das obras em outros para “muito breve”.
Depois de, no último domingo, ter inaugurado o Parque Central da Asprela, um local com seis hectares de área, 650 novas árvores, ribeiras e percursos pedonais e cicláveis, a autarquia liderada por Rui Moreira revelou que “muito em breve” deverá arrancar a construção do Parque da Alameda de Cartes, em Campanhã.
De acordo com o anúncio da Câmara Municipal, em novembro de 2020, a área de intervenção é constituída por terrenos públicos, localizados entre o Bairro do Falcão, Bairro do Cerco do Porto, Bairro do Lagarteiro e área de expansão do Parque Oriental.
O parque será feito em cascata, aproveitando as características do local.
Na cerimónia de inauguração da Asprela, Rui Moreira reforçou a aposta do executivo na expansão e reabilitação das áreas verdes da cidade, com o objetivo de criar “mais espaços verdes e de fruição pública”, uma necessidade sempre sentida pelos portuenses, mas que terá ganho “novos contornos e visibilidade com os períodos de confinamento forçado” vividos recentemente.
“Acredito que este é o caminho que todos devemos fazer. Um caminho vital rumo a uma cidade mais sustentável e que queremos que seja melhor para as novas gerações. Um Porto que, para além do cinzento granítico que o caracteriza, também está a começar a ser cada vez mais verde”, completou o autarca, de acordo com a informação partilhada pelo Jornal de Notícias.
Fotografia: Miguel Nogueira | Porto.