CIN - Branco Perfeito

Câmara do Porto assume custo da vacina da gripe para grupos prioritários

Câmara do Porto assume custo da vacina da gripe para grupos prioritários

À semelhança do que se verificou no último ano, a Câmara Municipal do Porto volta a comparticipar a vacina contra a gripe sazonal aos munícipes com idade igual ou superior a 60 anos e outros com patologias crónicas nas farmácias comunitárias.

A informação foi avançada pela autarquia, que explica, em comunicado, que ainda que a vacina em causa seja gratuita para pessoas com 60 ou mais anos, assim como para quem tem patologias crónicas, pretende incentivar à sua toma assumindo o custo de administração desta vacina nas farmácias comunitárias.

Trata-se de uma “medida relevante na promoção da saúde pública”, que o município espera que tenha um “impacto positivo na proteção das pessoas e da comunidade”.

Além disso, a Câmara Municipal do Porto espera que a iniciativa contribua também para o “descongestionamento das unidades de saúde, numa altura que ainda é crítica, e incentive a vacinação de um maior número de pessoas”.

No mesmo comunicado, lê-se que desde novembro passado que a medida já estava em vigor para os munícipes entre os seis meses e os 64 anos que tiverem patologias crónicas ou condições descritas na Norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativa à época 2021/22.

Agora, acrescenta, é também possível às pessoas com 60 ou mais anos dirigirem-se às farmácias comunitárias aderentes, sem necessidade de prescrição médica, para que possam ser vacinadas gratuitamente contra a gripe sazonal.

A lista de farmácias comunitárias aderentes à iniciativa está disponível aqui.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes