PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara do Porto aprova renovação do Fundo de Apoio ao Porto de Tradição

Câmara do Porto aprova renovação do Fundo de Apoio ao Porto de Tradição

A Câmara Municipal do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, o terceiro Fundo Municipal de Apoio ao programa “Porto de Tradição”, que reconhece os estabelecimentos e entidades históricos da cidade.

Em causa está um montante de 525 mil euros, igual ao valor anunciado aquando da implementação do fundo, em 2019, e ao que foi renovado, em 2020, recorda o município, liderado por Rui Moreira.

“Com a continuidade do programa Fundo Municipal de Apoio aos estabelecimentos e entidades reconhecidas ao abrigo do programa Porto de Tradição, a Câmara Municipal do Porto pretende complementar as medidas previstas no regulamento Porto de Tradição, designadamente a preservação das características originais dos estabelecimentos e promover a recuperação do espaço físico e a sustentabilidade do estabelecimento comercial ou entidade reconhecida, assim, contribuindo para a preservação da memória coletiva da cidade”, sublinha a proposta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No mesmo documento, o município portuense enaltece ainda a importância dos estabelecimentos em causa, que, indica, “continuam a desempenhar uma função relevante”, sendo “espaços privilegiados de dinamização do tecido comercial, social, cultural e desportivo, contribuindo para a coesão da cidade nas suas diversas dimensões”.

Através do Fundo Municipal de Apoio ao programa “Porto de Tradição”, a Câmara Municipal pretende “salvaguardar o património e a sustentabilidade das atividades comerciais” na cidade do Porto.

Recorde-se que o programa reconhece os estabelecimentos de comércio tradicional local e as entidades de interesse histórico, cultural ou social local como marcas identitárias da cidade. Até junho do ano passado, o “Porto de Tradição” reconhecia 94 estabelecimentos comerciais e quatro entidades.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz