A Câmara Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, a extensão da gratuitidade do título de transporte “Porto.13-15” para jovens estudantes até aos 18 anos, residentes na cidade.
Numa nota publicada na sua página oficial, a autarquia explica que o investimento em causa, orçado em 1,2 milhões de euros por ano, corresponde agora a um acréscimo estimado de 90 mil euros mensais, face ao primeiro ano de aplicação da medida.
“Em compensação, a Câmara do Porto irá beneficiar da alteração do atual modelo, passando apenas a pagar as viagens que forem efetivamente realizadas pelos utilizadores deste Andante”, ao contrário do que aconteceu no primeiro ano de implementação do “Porto.13.15”, em que o município “assumiu o custo integral com os títulos de transporte requisitados”.
De acordo com a mesma nota, este modelo terá pesado na decisão da autarquia, aprovada por unanimidade, em alargar o título de transporte aos jovens estudantes até aos 18 anos, residentes na cidade, para viajarem gratuitamente nos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante.
O acordo estabelecido entre a Câmara Municipal do Porto e o agrupamento TIP – Transportes Intermodais do Porto estará em condições de vigorar brevemente, adiantou a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.
Recorde-se que esta era já “uma pretensão de Rui Moreira”, quando anunciou o passe título de transporte gratuito no ano passado, que acredita que a medida em causa “evidencia o grau de compromisso com a sustentabilidade, pilar transversal da estratégia do Executivo Municipal para o presente mandato”, além de estar “alinhado com as políticas de descarbonização”. “Sendo uma aposta nas novas gerações, terá ainda certamente efeitos multiplicadores no futuro”, referiu a autarquia.
A proposta será agora remetida para apreciação da Assembleia Municipal.