Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Câmara do Porto apresenta fotografias inéditas da revolução de Abril no Porto

Câmara do Porto apresenta fotografias inéditas da revolução de Abril no Porto

“A Substância do Tempo – 25 fotografias de Sérgio Valente, 45 anos depois do 25 de Abril” inaugura na quinta-feira, pelas 12h, no átrio da Câmara do Porto. A exposição, de entrada livre, ficará patente ao público por duas semanas.

“Sérgio Valente é um fotógrafo da resistência e da revolução. Resistiu ao regime e fotografou, para memória futura, manifestações contra a ditadura. No dia em que o país reconquistou a liberdade, saiu de casa sem a sua mítica Rolleicord e levou consigo apenas uma pequena câmara de amador que quase se esqueceu de usar”, contextualiza o portal de notícias da Câmara do Porto.

A mostra apresenta assim “fotografias de espanto e da liberdade experimentada nas ruas” nos dias seguintes ao 25 de Abril de 1974.

Segundo Carlos Magno, curador da exposição, “percorrendo os negativos que Sérgio Valente conservou, somos surpreendidos por pessoas, expressões, figuras e factos que entraram na saga da resistência e nas lendas do chamado processo revolucionário em curso. O espólio de Sérgio Valente deve, por isso, ser visto como uma sequência em que as fotos do pré-25 de Abril já fazem parte da revolução.”

“Entre a Praça da Liberdade e a Câmara Municipal do Porto, com a estátua do Garrett na praça General Humberto Delgado, fica o palco de uma cidade sem medo, cujas metamorfoses o Sérgio Valente e outros fotógrafos foram registando”, considera o curador.

E acrescenta: “O 25 de Abril foi o ponto de encontro dos nossos desencontros e a Avenida dos Aliados continua a ser o espaço que faz a ligação do Porto consigo próprio. Todos nos podemos reconhecer nas fotos das multidões das festas ou das manifestações políticas e desportivas. Nos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara do Porto deveria organizar uma exposição coletiva dos fotógrafos que por aqui andaram. Fica o desafio”.

Esta exposição é produzida pela Câmara do Porto e complementa as comemorações oficiais, organizadas pela Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril no Porto.

De referir que o programa deste ano das comemorações do 25 de Abril, no Porto, contempla concertos, fogo de artifício, jogos tradicionais, uma homenagem aos resistentes antifascistas e o tradicional Desfile pela Liberdade.

(Foto: Sérgio Valente)

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem