Sabor do mês PD - carne

Câmara do Porto anuncia instalação de sistemas fotovoltaicos em 29 edifícios municipais

Câmara do Porto anuncia instalação de sistemas fotovoltaicos em 29 edifícios municipais

No âmbito do projeto “Porto Solar”, a Câmara Municipal do Porto vai instalar sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, 25 dos quais escolas da rede pública municipal.

O anúncio foi feito, na passada sexta-feira, pela autarquia, que, em comunicado, garante que conseguirá uma “poupança considerável no consumo de energia elétrica” e reduzir em “500 toneladas por ano” as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

“O concurso público está lançado e a instalação inicial de uma potência de 1MW (megawatt) vai diminuir a utilização de energia elétrica proveniente da rede em cerca de 27%, num total de 1,4 GWH (gigawatts) por ano. Uma poupança energética significativa, já que contribuirá para a diminuição anual das emissões de Gases com Efeitos de estufa (GEE), na ordem das 505 toneladas, e ainda corresponderá a uma descida na fatura da eletricidade superior a 150 mil euros por ano”, lê-se na nota divulgada.

Um dos objetivos da instalação destes equipamentos em escolas é também “sensibilizar alunos e comunidade para as mais-valias da energia solar, despertando consciências e induzindo comportamentos”.

Segundo a Câmara do Porto, o “efeito” desta medida poderá ser ainda maior, uma vez que o município “prevê instalar sistemas fotovoltaicos em edifícios onde é feito o carregamento de parte da frota municipal, o que permitirá que os veículos possam carregar com base em eletricidade 100% renovável”.

De acordo com o comunicado, vai ser investido um milhão de euros no projeto, através da empresa municipal Domus Social, investimento que a autarquia prevê recuperar em menos de “seis anos”.

Importante referir que o projeto “Porto Solar”, implementado em parceria com a Agência de Energia do Porto (AdEPorto), está em linha “com os compromissos políticos assumidos com a adesão ao Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, cujos objetivos tem em vista a redução de emissões de gases com efeito de estufa em 50% até 2030”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes