Philips

Câmara de Gaia cria fundo de apoio para juntas de freguesia

Câmara de Gaia cria fundo de apoio para juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia acaba de anunciar a criação de um novo Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19, desta vez destinado às Juntas de Freguesia do concelho.

Em causa está um montante global de 390 mil euros, que visa “minimizar os efeitos negativos provocados pela pandemia de covid-19”.

Desta forma, a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues disponibiliza o financiamento para “promoção de atividades com população sénior que fomentem o envelhecimento ativo, o combate ao isolamento e a estimulação cognitiva” e “atividades que promovam a rede social e o sentido de comunidade, contribuindo para a interação dos indivíduos e aumentando o bem-estar psicológico, nomeadamente o desenvolvimento de atividades recreativas e culturais potenciadoras de convívio social e dinamização das economias locais”.

A estas intervenções juntam-se ainda a “implementação de programas destinados à primeira infância e juventude que promovam a prática desportiva, combate ao sedentarismo e à adoção de hábitos de vida saudável; medidas de apoio social à população vulnerável diretamente afetada pela pandemia de covid-19; e medidas de apoio a instituições (sociais, escolares e outras) envolvidas no trabalho da rede social em tempos de pandemia”, explica, em comunicado.

O Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 – Juntas de Freguesia (FARC-JF) é de caráter “excecional e temporário”, sendo a distribuição das verbas efetuada “de acordo com a dispersão populacional”. Significa isto, segundo o município, que será adotada “uma discriminação positiva face à alta densidade populacional”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes