PUB
Santander Saúde

Câmara de Gaia alarga passe gratuito a estudantes com incapacidade

Câmara de Gaia alarga passe gratuito a estudantes com incapacidade

Os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, que residam em Vila Nova de Gaia, vão ter passe gratuito para os transportes públicos, anunciou a Câmara Municipal.

A medida entra em vigor no próximo mês de setembro.

Para usufruírem do passe gratuito, os estudantes precisam apenas de apresentar “atestado médico que comprove a condição referida”, adianta a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues.

Recorde-se que desde setembro de 2019, devido à assinatura do Contrato do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) entre o Estado e a Área Metropolitana do Porto (AMP), todos os alunos que residem no território em causa podem beneficiar, gratuitamente, do passe sub-13, dirigido a crianças dos 4 aos 12 anos, que permite a sua mobilidade em todo a AMP.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por sua vez, o município gaiense tomou a iniciativa de acrescentar outras medidas de apoio à mobilidade da população em idade escolar, residente no concelho, nomeadamente no que respeita à comparticipação, na íntegra, da mensalidade das modalidades 3Z, Municipal e Metropolitano do Passe Andante 4_18 e Passe Andante 4_18(A).

Adicionalmente, desde outubro de 2020 que o custo associado à assinatura mensal do Passe Andante sub23 também é assumido pela autarquia. “Trata-se de uma modalidade de transporte destinada a estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e aos estudantes do Ensino Superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade”, recorda, destacando que a última medida foi alargada aos sub-23 que frequentem universidades fora da AMP.

Além disso, os alunos universitários, residentes em Gaia, que frequentem instituições de ensino superior fora da Área Metropolitana do Porto (AMP) podem também ter acesso ao passe sub-23 gratuito, numa medida totalmente financiada pela Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem